Users Online
Guests Online: 3

Members Online: 0

Total Members: 273
Newest Member: logomines
Login
Username

Password



Not a member yet?
Click here to register.

Forgotten your password?
Request a new one here.
Last Fm
PORTUGUESE - The interview with Lori ('08) Posted by Thor on February 08 2008

Lori, a bela na fera, deuses sabem quantas pessoas se apaixonaram por ela, deuses sabem em quantos sonhos ela aparece cada noite! A maioria sabe que ela é americana, que ela canta no Therion desde 2007 e...nada mais! Bem, é hora de revelar algo mais sobre ela.

Agnes: Olá Lori. É uma da tarde aí. Como você está?

Lori Lewis: Renovada...essa semana eu retomei minha "velha" vida de professora, cantora, etc. É ótimo estar em casa e cantar música "desplugada" para variar!

Fico feliz de saber que você está bem. Preparada para algumas perguntas?

Claro! Sempre, Agnes.

Como você começou a sua aventura com a música e com o canto?

Bem, tudo isso começou quando eu tinha por volta de 4 anos. Cantei no coral de crianças da igreja e me deram a oportunidade de cantar um pouco em solo, junto com mais duas garotas. Cada uma iria cantar uma pequena parte no concerto de Natal. Acho que essa foi a primeira performance "solo", e eu já gostava muito mesmo sendo tão nova. Me lembro muito claramente de não ter tido medo de estar no palco, mas sim de gostar dos milhares de olhares técnicos nos observando. Fui a uma igreja muito grande quando criança (geralmente 2,000 pesssoas na congregação noa feriados principais). Continuei cantando na igreja até a adolescência.

Aí, tomei uma decisão consciente de não mais cantar nessa igreja em particular. Percebi que o principal motivo pelo qual eu gostava da igreja era pela música. Meu avô era um músico de igreja e me ensinou a ler música desde muito nova. Costumávamos sentar juntos no piano, enquanto ele tocava, eu cantava. Tenho muitas boas lembranças da minha infância.
Ele foi muito importante pro meu desenvolvimento como músico. Me sinto quase como se ele tivesse me preparado pra ser a cantora que sou hoje, apesar dele tê-lo feito sem pressão alguma. Durante a escola secundária, cantava ocasionalmente, mas não percebi que queria ser uma musicista e ter uma carreira até entrar na faculdade. Na faculdade, estudei Engenharia por um semestre, pensei sobre Leis Criminais, depois acabei voltando à música. Pareceu a verdadeira escolha natural, apesar de algumas pessoas da minha família terem ficado tristes de ver que eu não seria uma doutora ou cientista famosa. Ha ha! Desculpe, alguns na minha família ESTAVAM tristes...Mas, últimamente, acredito que fiz a escolha certa, porque hoje me sinto muito feliz com a decisão que tomei quando adulta.

Isso é bom. Eu ainda não sei o que farei no futuro. Quantos anos você tinha quando decidiu ser uma musicista?

Bem, a decisão atual eu tomei quando tinha quase 20 anos. Olhando pra trás, vejo que muitas coisas me levaram a essa decisão, mas não decidi até um evento muito traumático ter acontecido na minha família e eu perceber que precisava seguir o que eu gostava (meu tio, o qual sempre viveu comigo, sofreu um acidente de carro fatal. Ele tinha apenas 23 anos quando morreu). Isso me fez perceber que é importante seguir o que você gosta, especialmente se você ter o conhecimento e a ambição de buscar seu destino.

Compreendo. Vamos deixar coisas tristes por enqüanto. Mais uma pergunta...

Claro! Triste, mas feliz atualmente. Encontrei minha paixão pela dor.

Nos diga algo sobre Aesma Daeva. Quem e quando fundaram essa banda?

Aesma Daeva foi criado por John Prassas, um compositor e guitarrista. Ele estava na faculdade até então e quis criar um estilo musical que não estava "ali" na cena que ele conhecia. Acredito que o AD foi fundado em torno de 8 anos atrás. Depois, claro, ele descobriu que haviam várias bandas lidando com o mesmo tipo de música na Europa.

Que tipo de música vocês fazem?

Chamamos de Metal Sinfônico. Acho que tem um lado um pouco progressivo, mas as letras e o canto têm um elemento "doom" definido. Muitas canções são certamente obscuras e lidam com perda e morte.

Sabemos que você também está no Therion então vamos falar dessa banda. A quanto tempo você conhece Therion? Como você foi recebida pelos membros quando se juntou ao Therion?

Ouvi falar de Therion uns 2 ou 3 anos atrás, quando entrei no Aesma Daeva. Claro, me tornei muito mais bem informada sobre eles depois de ter sido convidada a ser a soprano na turnê de 2007. Fui bem recebida bem rapidamente. Os Niemanns foram muito cordiais e receptivos. Christofer gostou da minha voz e, creio, de trabalhar comigo também. O sentimento foi mútuo. Aprendi muito sobre como ser um executor de "rock" observando Mats e Snowy. No Aesma Daeva, o palco é muito mais estático, Therion é muito dinâmico com muita energia e movimento. Eu realmente gosto desse tipo de performance, porque você sente-se de verdade conectado aos outros músicos bem como a platéia. Depois do Wacken e do festival Clássico em Miskolc, Hungria, sinto que fiz significantes avanços em termos de dominar o palco. Me senti completamente energizada pelas duas perfomances e gostei delas imensamente.

Qual sua opinião quanto ao Therion? Qual música é a sua preferida? Qual mais gosta de cantar?

Wow, essa é uma pergunta difícil, porque eu gosto de várias músicas. Acho que Therion é criativo e inovativo dentro da estrutura do que o metal sinfônico progressivo é hoje. Uma das minhas músicas favoritas do GK é "Perennial Sophia". Não posso evitar! Mesmo que eu apenas cante uma pequena parte como back-up nessa música, é uma linda composição. Eu também gostei muito de cantar "Falling Stone" com Kat. Foi muito divertido trabalhar com ela. E tenho muito respeito por sua excelente habilidade vocal e presença de palco. Quanto aos cds antigos, meu favorito provavelmente seria o Secret of the Runes. Eu gosto muito da combinação de solistas (rica soprano dramática) com sons afetuosos do coral.

Sua versão de Midgard foi impressionante!

Gostei muito de Midgard. E gosto muito de Helheim. No Lemuria/Sirius B, escolheria "Kali Yuga" ou "Son Of The Sun". Acho que as habilidades de composição de Kristian Niemann brilharam bastante nesse álbum (Kali Yuga 2 ROCKS!!!). No Theli, Siren Of The Woods...naturalmente. É muito teatral, o que torna interessante pra mim. No Deggial, Via Nocturna. Acho que é isso. Não conheco tanto o Vovin como os outros...Bem, não é verdade. Eu gosto de "Clavicula Nox" e "Wine Of Aluqah".

Agora algumas perguntas sobre a última turnê. Você se lembra de alguma situação especial ou legal do último show em Cracóvia?

Wow. Foi um ótimo show. Admito que gostei muito do público (claro!). Os públicos de lá são maravilhosos. Foi o último show de Piotr, então nos divertimos aquela noite.

O que você acha da Polônia, Polonêses e do público da Polônia em Cracóvia?

Acho que a Polônia é muito linda. Tivemos tempo aquele dia pra ir até o cento velho da cidade e caminhar um pouco. Tem muita beleza e arquitetonicamente é muito interessante. E...aquela noite, depois do show, aqueles enormes flocos de gelo começaram a cair. Foi mágica, aquela noite! Todos beijaram e se abraçaram depois do show. Todos nós nos sentimos bem depois desse show. E ainda, tive muito tempo de conversar com todos vocês, o que foi maravilhoso. Geralmente, os locais costumam fechar imediatamente. Ainda bem que isso não aconteceu em Cracóvia.

Você sabe o quanto é admirada na Polônia? Você sabe quantos fãs se apaixonaram por você depois do show em Cracóvia? (risos) Você pretende fazer uma pequena visita à Polônia? (Fórum TMP a convida!)

Posso imaginar um pouco, já que o sentimento foi mútuo. Me apaixonei aquela noite, também! Não tenho nenhum plano imediato pra visitar a Polônia, mas estou certa de que terá uma probabilidade no futuro. Claro, Therion estará de volta e eu provavelmente estarei com eles. Nada de certeza, claro, porque eles alugam cantores quando precisam deles para cada projeto. Mas temos bons sentimentos em relação ao outro geralmente, então provavelmente farei algo com eles novamente.

Você sabe de algo sobre o line-up pra próxima turnê?

Não, nenhuma idéia de quais são os planos ainda. Acho que já tem algumas coisas prontas desde o projeto de antes do Gothic Kabbalah, mas isso é tudo que sei.

Você (quase) foi a única mulher no palco durante a turnê Adulruna Rediviva. Como foi?

Bem...bem...bem! Foi divertido mas eu certamente senti falta da Kat! Ela e eu nos tornamos boas amigas durante a turnê do Gothic Kabbalah; senti falta dela fora do palco e de seu talento no palco. Mas foi bom ser a única mulher a ter a atenção: Tive trabalho extra para impor meu próprio trabalho, por assim dizer. Snowy têm uma grande presença no palco, não apenas porque ele é o mais alto! ha ha! Foi excitante ter de demonstrar a mesma energia e sentimento dos rapazes e não ser uma "choruster" no palco. Acho que Kat e eu tínhamos que usar um pouco mais de "dueto" ou fazer o "coral" na turnê do GK. Com a turnê Adulruna, todas amarras estavam soltas e eu pude energizar minha encenação um pouco mais.

Agora, uma pergunta do Thor. Como você compararia Europeus a Americanos? Você notou alguma diferença cultural?

Hmmm. Boa pergunta. Acho que é difícil generalizar, mas os Europeus que conheci eram tipicamente inteligentes, entusiásticos e mais envolvidos em nossas performances. Americanos, no geral, costumam ser um público exigente. Eles não se impressionam com muita coisa. E eles não querem realmente nos conhecer do mesmo modo que os Europeus querem. Culturalmente, percebi que Europeus costumam ser tanto mais quanto menos reservados. Uma vez que você os conhece, eles realmente se interessam em saber quem você é e o que te interessa. Mas, você tem de dizer oi e se mostrar disponível.

Tente resumir a Turnê de Aniversário. Do que você se lembra mais? Coisas boas ou ruins?

Me lembro das longas horas no palco (quase 3 horas cada noite), Me lembro de conhecer algumas pessoas maravilhosas nessa turnê (todos os nossos convidados). Messiah foi muito atencioso e divertido, Piotr foi levemente misterioso mas têm um senso de humor fantásticamente seco (muito sutil), e Mats, bem...o que posso dizer? Ele é incrível dentro e fora do palco. Ele tem um senso de humor irônico muito afiado. Foi um pouco difícil todos nós nos reunirmos, mas fizemos um forte show num tempo muito curto. Também gostei muito de nossa banda de abertura, "The Vision Bleak". Eles são muito talentosos, e legais.

Temos algumas perguntas não tão relacionadas ao Therion.

Pode perguntar, minha querida.

Exceto o canto, você tem outros talentos, como por exemplo, pra cozinhar? (pergunta dos garotos querendo saber se você é uma boa candidata pra esposa <risos>)

Ha ha! Sim, sou uma excelente cozinheira, de fato. Eu faço minhas próprias receitas. Eu gosto mais de cozinhar comida asiática. Qualquer coisa com caril provavelmente é minha favorita. Faço uma iguaria deliciosa com batatas douradas e repolho. Sou vegetariana...

Como Christofer.

Sim, mais ou menos. Eu faço isso por razões de saúde, principalmente, enquanto acho que ele o faz principalmente por razões morais mas eu respeito a posição dele inteiramente. Acho que muitos animais que comemos não são criados num ambiente saudável. Também gosto de andar de bicicleta, tenho uma Bianchi e a uso como fonte principal de viajem durante os mêses quentes.

Fale mais sobre seus hobbies então. Como você gasta seu tempo livre?

Tenho uma paixão por yoga, e tento fazer todos os dias. Sou uma leitora ávida, e especialmente gosto de fantasia e ficção científica. Estou trabalhando num novo projeto musical com um amigo agora, o que toma um pouco do meu tempo. Estou compondo melodias e letras pra algumas canções dele. São acústicas.

O que a yoga te causa?

Me sinto mais conectada ás outras pessoas e também mais centrada quando pratico regularmente. É relaxante...também me ajuda a focar. Também, é bom ser pra ser flexível!

Você mantém seu corpo em forma.

Tento manter. É importante começar cedo...recentemente também aprendi snowboarding. Gosto muito! É mais fácil do que esquiar. Eu tenho mais controle. Mas você pode ser MUITO mais rápido!

Você cantaria numa banda de black metal?

Desde que clássicamente, sim. Mas não posso fazer gutural. Eu não entendo a mecânica por trás do gutural. Eu gosto um pouco de black metal. Como Demonoid, por exemplo. Eles são mais progressivos.

Quais são suas bandas/artistas favoritos? Suas influências?

Wow. Há muitas. Tenho um gosto extremamente eclético. Começarei com música clássica. 
Compositores: Johannes Brahms, Gustav Mahler, John Tower, Tobias Picker, Ralph Vaughan-Williams. 
Cantores(as) clássicos(as): Dietrich Fisher-Dieskau, Ann Sofie Von Otterm Dawn Upshaw, Arleen Auger. Admiro: Helmuth Rilling, Ton Koopman, Nick McGegan, Bobby McFerrin.
 Quanto a música contemporânea, ouço um pouco de tudo: Ani Difranco, Beck, Emiliana Torrini, Nick Cave, Coach Said Not To, The Deaths, Buena Vista Social Club, Massive Attack, Sigur Ros, Gillian Welch, Smashing Pumpkins, Porcupine Tree, Virginia Rodrigues, Pink Martini, Tom Waits, e por aí vai! Oh, e eu gosto de Björk. Coach Said Not To e The Deaths são bandas locais de Minnesota. Buena Vista Social Club é um grupo recorrente de artistas de Cuba. A música é cubana. Virginia Rodrigues é da Bahia, Brasil. Ela tem um som que não é nada parecido com qualquer coisa que você já tenha ouvido antes.

Alguns offtopics agora. Você prefere roupas velhas, por exemplo no estilo gótico, clássicas ou apenas algo que esteja na moda?

Bem, costumo usar preto. Definitivamente tento incorporar meu próprio estilo, entretanto. Usualmente uso o estilo "punk" ao invés do Gótico. Gosto de cores claras, detestáveis! E amo vermelho. E branco e preto. E xadrez. E botas. Se eu pudesse, pintaria meu cabelo com alguma cor ultrajante e mudaria meu nome pra "Lu". Ha ha! Brincadeira. Gosto de muitos estilos de moda, mas me interesso em estilo contemporâneo futurista. Não posso vestir muita coisa, entretanto. Não sou fabricada como as típicas modelos americanas... ;) Cheias de curvas! Não assisto muito televisão, mas quando o faço, usualmente são programas sobre moda ou científicos. Ou shows de animais, quando preciso rir um pouco. Odeio reality shows, mas gosto de "Project Runway". É uma competição entre estilistas. Muito engraçado e interessante.

Bem, queria te perguntar sobre uma coisa. Por que você desenhou um coração partido na bandeira do TMP?

Ha ha! Tenho uma resposta muito idiota: porque um coração normal não é METAL!

Pergunta do Immortal King - Você tem um parceiro permanente?

Não tenho um parceiro permanente agora, mas estou cuidando disso! Nos conhecemos, nos apaixonamos, agora apenas precisamos passar o tempo juntos pra ver se dá certo.

Você acredita em Deus?

Próxima pergunta. Ha ha! Posso dizer sim e não?

Sim e não. (risos)

Ha ha! Acredito que haja um motivo de estarmos aqui hoje, mas se isso é Deus ou alguma outra coisa não posso dizer.

Thor preparou mais algumas perguntas pra você. O que você acha da cadência de Bush?

Ooo. Acho que ele não ganhou a presidência mas sim a roubou. Fico envergonhada de saber que metade dos eleitores do EUA não se preocupam nem em aparecer nas pesquisas. Por isso que idiotas como George Dubya têm alguma chance.

Em quem você vai votar na próxima eleição presidencial?

Não decidi em quem votar ainda. Gosto muito do Dennis Kucinich, mas ele provavelmente não terá a indicação Democrática. É muito progressista. Gosto de Barack Obama porque ele é um idealista, que atrai meu lado otimista Americano. Mas eu não sei em quem votar ainda. Votei em Ralph Nader as últimas duas vezes...acho que o EUA precisa de mais que dois partidos para representar seu povo.

Acha que a política de intervencionimo é boa pros EUA? Não seria melhor ter mantido a política do começo do séculoa XX - isolacionismo?

Acho que o intervencionismo é uma estrada perigosa, sim. Acho que a idéia das greves de preempção é horrívelmente má conduzida e apenas causará mais problemas pros EUA. Não sei se podemos voltar ao isolacionismo mais, entretanto. O mundo não está inextricavelmente entrelaçado mais. Técnologicamente, economicamente, etc. Acho que um caminho de paz e respeito por outras tradições seria muito mais produtivo, entretanto. Melhor que o "desenvolvimento da nação".

Por que você considera o Dalay Lama sua referência?

Ah...não necessariamente o considero minha referência; eu simplesmente respeito os pontos de vista dele e sua insistência de que toda vida humana é sagrada. Sagrada como importante. E única. E deveria ser tomada como parte de um todo.

Agora a última pergunta pra você. Obrigado por ficar essas 2 horas conosco. Fique á vontade para dizer qualquer coisa que quiser aos seus fãs e leitores dessa entrevista.

O prazer foi meu, Agnes. Obrigada a todos por terem pensado e feito essas perguntas provocantes pra mim. E fiquem METAL! Ha ha!

Fique metal! Fique no Therion!

Tentarei!

Obrigada.

Obrigada!

 

Entrevista feita por Agnes , 18 de Janeiro de 2008

Traduzida por Paulo Squarsoni

Comunidade brasileira do Therion no orkut

Comments
No Comments have been Posted.
Post Comment
Please Login to Post a Comment.