Users Online
Guests Online: 1

Members Online: 0

Total Members: 273
Newest Member: logomines
Login
Username

Password



Not a member yet?
Click here to register.

Forgotten your password?
Request a new one here.
Last Fm
PORTUGUESE - The interview with Thomas Vikstrom Posted by Thor on September 09 2007

 Thomas Vikstrom se tornou o novo vocalista do Therion, substituindo Mats Leven. Não havia muitas informações sobre ele na internet, então decidi mudar isso um pouco. Quem é este cara? O que ele gosta? Qual sua experiência de vida? Ele matou um pedófilo? Você saberá as respostas quando ler essa entrevista...Nah, eu nunca fui bom em escrever introduções, então eu deixarei vocês agora com Thomas e suas respostas. ;)

Thor: Oi Thomas! Como você está essa noite?

Thomas: Muito bem, obrigado! Tudo está bem! Exceto meu cachorro Truzt, que morreu semana passada...mas a natureza é assim...ansioso pro próximo show na sexta-feira. Um festival na Noruega.

Por favor responda francamente essa pergunta (risos) - você ouvia os CDs do Therion antes de entrar na banda?

Honestamente, não! Claro que tinha ouvido falar sobre eles mas nada mais. Eu não ouço muito metal atualmente, então estou muito atualizado pra ser sincero! Eu ouço os velhos dinossauros como Judas Priest, Kiss, Iron Maiden, Alice Cooper, Dio, Ozzy, Rainbow, etc., e claro, Therion! Eu ouço todo dia para aprender as letras e ao mesmo tempo curtir a música!

Como você chegou a trabalhar com uma banda venerável como Therion?

Eu recebi uma ligação de um cara chamado Christofer (vocês sabem quem...) e ele me contou sobre a turnê e tudo mais. Eu falei pra ele para me enviar um sample da música antes de concordar. No dia seguinte eu tive toda a coleção do Therion (exceto "Secret Of The Runes" que ele esqueceu) na minha caixinha de correio! Ele é um verdadeiro profissional!

E você decidiu se juntar á banda...

A primeira coisa que fiz quando cheguei em casa naquele dia foi colocar o Gothic Kabbalah. Eu fiquei totalmente impressionado com a música! Então, mesmo antes de Der Mitternachlöwe terminar eu liguei pro Chris e disse: "Oi, é o Thomas!, Quando posso começar? Tô dentro!". Eu falei pros caras antes do primeiro ensaio que se eu não cantasse na banda seu seria um fã!!! E é 100% verdade!

Eu soube que você conheceu, e ainda conhece, claro, a pessoa que você vai substituir, falo de Mats Leven. De onde você conhece ele?

Tanto Mats como somos provavelmente os canores mais alugados para trabalhos de sessões na Suécia hoje. Fizemos muitas coisas (trabalhos vocais) juntos. Por exemplo backing vocals em álbuns diferentes. Essa primavera estávamos em Latvia juntos e participamos do Eurovision Songcontest lá. E no fim dos anos 80 eu estava numa banda chamada "Talk Of The Town" e Mats numa banda chamada...Swedish Erotica (verdadeira) e então nós geralmente cantávamos nos mesmos festivais e eu respeito muito o trabalho do Mats, e ele pensa o mesmo de mim!

Você disse que participou do Eurovision, você não acha que é um festival um pouco pobre não? Sabe, todas essas estrelas wannabe com uma extensão enorme de peito, garotos lindinhos sorrindo pras câmeras...por que você decidiu participar disso?

Eu e Mats concordamos porque um bom amigo nosso compôs uma música. Mas nós não cantamos solo ou algo assim, estávamos apenas fazendo os backings vocals pra esse artista Latviano. Difícilmente saímos em fotos. Mas basicamente nós fomos pra fazer um favor pro nosso amigo e pra participarmos da festa. Acho que deva ser uma coisa cultural com esse prêmio do Eurovision. Desde que o ABBA ganhou com Waterloo em Brighton, 1974, ele se tornou um dos maiores e mais populares eventos do ano na Suécia. Mais de metade da nossa população assiste ao programa. Mas foi definitivamente um evento fraco em Riga, Latvia. Mas eu entendo seu ponto de vista, Thor!

 Você já tocou uma vez com o Therion, quase uma semana atrás, no Waken festival. Fale como foi!

Há apenas uma palavra pra isso: FANTÁSTICO!! Eu me lembro uma semana atrás desse show o Christofer me mandou o setlist do Wacken pra mim pelo correio. Eu vi alguns títulos... Schwarzalbenheim, Muspelheim, e Ginnungagap. Primeiro pensei que era brincadeira pra me assustar, porque eu não tinha o "Secret Of The Runes" então eu não tinha ouvido essas músicas ainda. Mas eu consegui o CD e quando vi as letras eu quase comecei a chorar...e sorrir ao mesmo tempo. É tão difícil aprender as letras do Therion. Mas elas são REALMENTE boas! Bem, eu consegui finalmente decora-las. Depois do show eu estava totalmente eufórico. Mas a melhor coisa foi encontrar fãs depois do show quando eles me contaram que gostaram de mim e me aprovaram! Me lembro que durante o show eu pude ouvir algumas garotas gritando meu nome histéricamente! Isso foi foi tão agradável! E quando cheguei em casa eu sentei para ler a reação no fórum. Eu quase chorei quando vi todas as coisas legais que o pessoal falaram sobre mim. Você vê, substiuir alguém é uma das coisas mais difíceis que você pode fazer fazer numa banda, e é provavelmente a coisa mais difícil para um fã aceitar uma nova criança no quarteirão por assim dizer. Eu falei pro meu melhor amigo Richard no dia seguinte que o Therion e talvez o Kiss tenham os melhores e mais leais fãs do mundo! Mas as fãs de Therion são mais bonitas que as fãs do Kiss! (risos)

Vocês tocaram ás 3 da tarde, quando o sol estava forte, quando o tempo lindo estava lindo...vocês não gostariam de tocar num local mais pequeno, fechado, ou serem encobertos pela eterna escuridão? (risos)

Claro, eu prefiro cantar no escuro. Mas ficar disapontado com isso, é como ganhar um milhão de dólares e reclamar dos juros. Wacken de dia tinha uma linda visão de onde eu estava! (risos)

Therion estará em turnê esse ano - você está preparando de algum modo chutar o traseiro dos fãs ou você quer deixar isso prum último momento? Ou talvez você já está pronto para começar a turnê?

Bem, eu estou numa dieta rigorosa (quero parecer respeitável para as fãs), estou até correndo! E isso é quase a coisa mais chata no mundo mas eu realmente tenho de fazer se quero estar em forma pra turnê. Temos algumas coisas novas legais que estamos planejando, mas eu não sei se posso falar alguma coisa sobre isso ainda. Eu e Snowy (que é cheio de idéias malucas) vamos sentar e trocar idéias algum dia em breve! Mas vamos chutar bundas? Sim, você acertou! Vamos chutar muitas bundas, eu prometo! Esperançosamente eu terei a chance de ver alguns também... (risos)

Você conheceu todos os caras da banda, você poderia descrever cada um deles (incluindo as garotas) em algumas palavras? Talvez vamos ouvir algo novo...

Tentarei! Sabe, eu conheci todos eles em apenas dois dias (!) antes do Wacken! Mas, eu acho que tivemos uma química fantástica desde o começo! Acho que começarei com Christofer. Eu vejo Christofer como um camarada ímpar mas definitivamente não no mal sentido. Eu acho que ele é extremamente inteligente e que ele está comandando essa banda de uma maneira fantástica! Nós compartilhamos o quarto no hotel e acabamos tendo conversas muito interessantes sobre Wagner e velhos cantores suécos dos anos 40 e 50 e ambos temos um grande interesse nisso. Temos um gosto assustadoramente igual pra música! Ele também me deu uma garrafa cara de uísque. E eu acho que isso foi um belo gesto da parte dele!
Lori: Uma mulher surpreendente com muita classe, que me encantou de uma vez! E que voz! Muito social e divertida com um grande senso de humor. Ás vezes ela parece desaparecer...quando todos estão prontos para deixa r o ônibus ou avião, todo mundo fica tipo..."Hey, onde está a Lori?". Dá vontade de abraçar ela toda hora!
Katarina: Eu poderia dizer a mesma coisa que Lori, mas ela nunca some. Mas ela é doida por Coca Cola que está tentando parar... (risos) É maravilhoso ver essas mulheres se transformarem quando sobem no palco. Elas tem uma presença extraordinária e elas se tornam em duas granadas sexys no palco! Bem, elas também são sexys fora do palco também, mas vocês sabem o que quero dizer! São muito profissionais!
Irmãos Niemann: Bondade e cativação são as palavras para esses humildes irmãos! Também conversamos um pouco no quarto deles. Estávamos ouvindo música pelo ipod do Kristian, bebendo cerveja, e conversamos por horas! Eu e Johan fizemos uma demo muito anos atrás com uma banda que ele estava que se chamava Afterglow (se me lembro bem) - era de rock progressivo bem rápido e a música mais curta tinha uns 13 minutos. (risos) Eu não me dei bem o guitarrista deles. No meu livro ele era arrogane e rude e sem humor nenhum. Mas eu me lembro de pensar: "Hmm...mas aquele baixista é bem legal!". Nosso produtor disse uma coisa engraçada pro Kristian antes da seção de autógrafos do Wacken: "Hey, Kristian!" Tire esse boné da cabeça para que os fãs te reconheçam..." (com aquela barba dele?). Se eu tivesse dois irmãos gostaria que fossem eles!
Petter: Um cara legal e engraçado e um baterista incrível! Eu, Snowy, e Petter ficamos caminhando depois do show no backstage e fomos ouvir Dimmu Borgir (grande show!). Eu e Petter temos a mesma paixão por comida! Terminamos nossas refeições e depois sentamos como dois vultos esperando os outros terminarem de comer para podermos pegar os ossos! Eu acho que Petter deve ter um temperamento muito forte, eu realmente não sei, é apenas uma impressão que tive. Mas posso estar totalmente errado, claro. Adoro o cara!
Snowy: Um cara absolutamente louco e adorável que é multitalentoso! Ele toca bateria, canta, ele desenha roupas, etc, etc. Perguntei á ele: "Tem algo que você não consegue fazer, Snowy?". Ele respondeu: "Sim cara...tricotar!". Rimos muito toda hora. Ele é muito divertido!

Okay, vamos deixar o Therion e falar sobre você. Se apresente para os fãs, sabe - idade, quanto calça, e por aí vai... (risos)

OK...isso vai soar como um anúncio publicitário: Tenho 1, 78 de altura, calço 44-45. Tenho olhos verdes e tenho 38 anos! Algumas pessoas me chamam de feio e outras dizem que sou bonitão. Você decide! Tou muito satisfeito. Meu único complexo são minhas unhas do pé; elas são extremamente horríveis e feias!

Credo! (risos) Como você se descreveria e descreveria seu caráter? Você é introvertido, ou talvez extrovertido?

Sou extrovertido! Adoro conhecer novas pessoas e conversar. Sou muito social e quase sempre de bom humor. Também adoro analisar pessoas e bancar o psocologista de hobby, mas por outro lado não tenho problemas em estar sozinho. Fui chamado de "diva" na imprensa suéca mas isso está ERRADO! Talvez seja porque eu sempre esteja estressado. Também sou otimista tentando ser melhor e eu realmente me importo muito com outras pessoas. Isso também serve para os fãs! Eles são número um! Sem fãs, sem Therion! Meus hobbies além da música são pescar, cinema, hóquei, barcos, e eu comecei a pintar! Mas eu nunca vou mostrar meus quadros pras pessoas ainda! Sou muito tímido pra isso! Acho que sou um cara legal com uma boa auto estima. Meus lados ruins são: Sou um idiota técnico, não tenho licença pra dirigir, é difícil não me atrasar (mas estou melhorando!). Mais uma coisa - odeio conflitos!

Quando Christofer Johnson estava te apresentando pros fãs - anunciando a mudança na formação - ele escreveu que você costumava cantar em óperas, operetas, e musicais. Diga algo, ou talvez muito mais que algo, sobre isso. É interessante...

Quando eu tinha 21 ou 22 anos minha banda terminou e eu não sabia o que fazer. Então eu fui ao The Folkopera em Estocolmo e pedi um emprego. Eles me perguntaram que tipo de experiência eu tinha e eu disse nenhuma. Mas de algum modo eu consegui fazer com que os patrões me ouvissem cantar. Terminou que eu peguei o personagem principal num musical/opera "Barefootlife" depois disso que queriam que eu ficasse para fazer Hoffman em Offenbachs "Adventures of Hoffman". Então eu fiz! Depois disso eu estava em "Miss Saigon". Esse foi um grande sucesso e uma produção enorme com helicópteros pousando e voando no palco e um Caddilac verdadeiro subando do chão e elevadores aqui e ali. Fizemos essa pela por dois anos. Depois disso eu me mudei pra Malmö na parte sul da Suécia para estar no musical "The Full Monty". É uma comédia do filme de mesmo nome. Eu iria encenar um cara gordo depressivo chamado de "Dave Kubatinsky", então tive de ganhar em torno de 10 quilos pra isso. Para fazer uma história longa curta, a coisa toda termina com um número de striptease (eu e mais 5 caras) e finalmente ficamos completamente pelados! Foi assustador a primeira vez - o teatro tinha 900 pessoas! Então depois disso eu nunca mais fui tímido! De volta a Estocolmo para encenar Marijo. Um vil e cruel soldado no musical "No Mans Land" - é um musical sobre a guerra Balkan! Eu adoro encenar personagens cruéis e agressivos porque é tão diferente de mim! Também adoro atuar. Tive algumas aulas com um dos melhores atores na Suécia: Stefan Sauk. Tive de pagar com aulas de canto. Eu frequentemente faço concertos clássicos em igrejas e também casamentos e funerais. Meu website que estará na net em breve terá fotos de todas essas produções. Também terá um lugar de perguntas e respostas onde tentarei responder pras pessoas o quanto puder! O endereço é: www.thomasvikstrom.com

Algumas pessoas talvez não conheçam que alguma influência sua seja do seu pai que foi...

Sven Erik Vikström. Um dos mais conhecidos cantores de Ópera da Suécia. Ele morreu em 2002. Quando eu era criança odiei ópera um bom tempo. Mas eu gostava de ir no trabalho do meu pai e o seguir em turnê! Eu era tipo uma esponja tentando aprender tudo que tinha a ver com entretenimento e o que fazer, o que não fazer, e por aí vai. Vocalmente as pessoas dizem que soamos muito parecidos quando canto clássico. Mas meu pai não podia cantar rock. Ele não tinha nada de blues no seu corpo, hihihihi. E eu tenho duas irmãs que não tem ouvido tonal! Então a influência dele em mim foi o DNA certo!

Seu pai era um cantor de ópera, como aconteceu de você começar a cantar em bandas de heavy metal?

Eu não sei, mas talvez foi um tipo de protesto, algo assim. Eu adorava Kiss, Alice Cooper, e outras bandas dogmáticas. Eu tinha apenas 7 anos eu acho! E eu tinha pôsteres no quarto todo. Agora, hoje posso ver que o heavy metal e ópera tem muito em comum. Eles não estão tão longe assim um do outro eu acho. Eu me lembro que meu pai adorou Freddie Mercury e Queen! (eu adoro também). Quando era criança costumava colocar shows de rock e imitava os cantores e eu forcei meus pais a assisti-los. Os shows poderiam durar uma hora. Pobres mamãe e papai... (risos). E eu também construí um kit de bateria com canecas vazias de café e outras coisas...e enquando tocava eu tinha uma lâmpara forte apontada pra mim e vestia um suéter grosso para que pudesse soar como meus ídolos suavam!

Você cantou no álbum do Candlemass "Chapter IV", por que podemos te ouvir apenas nesse álbum? Eles não te pagaram ou o quê?

Sim eu cantei! E eu realmente gosto desse álbum. Candlemass quis se livrar de sua imagem Doom depois que Messiah foi expulso/deixou a banda. Os negócios do Candlemass eram muito maus administrados e eu fui pago...eu acho que ganhei 1200 euros no totalmente no Candlemass (incluindo turnê e gravação). Não é muito, né? Mas hoje em dia somos bons amigos. Estamos tocando juntos na Noruega nessa sexta. Adivinha quem está no headline?

  Therion!  

Claro!

Nessa década você cantou pro Deacon Street, Dark Illusion, Stormwind, e vamos poder te ouvir no álbum do Mehida que será lançado em 22 de Agosto. Diga algo sobre todas essas bandas, que tipo de música eles tocam, todas ainda existem? Sabe, aposto que 90% das pessoas não tem idéia alguma sobre essas bandas.

Você provavelmente está certo! Essas bandas - exceto o Stormwind (ouça o álbum Rising Symphony! Eu acho ótimo) que não existe mais - são ou eram projetos pra mim. Sou alugado para fazer os vocais. Eu apenas canto o que eles me pedem. Deacon Street é um projeto com muitos cantores bons. É fácil conhece-los se você é um fã de rock melódico oriental da costa oeste. Mehida é uma banda finlandesa, exceto eu. É ultraprogressivo. Eu gravei todos os vocais aqui em Estocolmo sozinho. Se você gosta desse tipo de música você gostará dessa banda. Eu apenas encontrei estes caras uma vez quando fizemos sessão de fotos para a capa na Finlândia. Dark Illusion é uma banda que fez um álbum que eu acho que no fim ficou muito bom. Mas eu estava muito cético no começo. Provavelmente não haverá mais álbuns deles...

Você lhe dá, como muitos músicos nórdicos, com Oculstimo e todas essas coisas?

Não, não, não! Não mesmo! Mesmo que eu ache que a imagem possa ser legal como um detalhe teatral. Não sou religioso mesmo se eu não posso provar que Jesus ou Allah e todos os outros caras não existem. Mas eu fico muito desconfiado com pessoas que dizem que SABEM que eles existem. Bem, quem está certo? Os cristãos? Os muçulmanos? Ou Hare Krishna? As pessoas tem o direito de ACREDITAR no que quiserem. Eu acredito no Humanismo, amor e em mim mesmo! E eu também acredito no Therion... (risos)

Você depende do dinheiro que ganha cantando ou também faz algo diferente?

Sim eu faço! Mas eu trabalhei antes com crianças em jardind de infância, com internos que estavam muito doentes para estar na prisão, como um professor de música...Meu primeiro trabalho foi numa fábrica de doces! Acho que a coisa que mencionei antes também eram meus hobbies mas agora eu canto apenas.

  Os fãs do Therion são muito inteligentes, eles lêem muitos livros - que livros você os recomandariam, que livros você mais gosta e por que?

Eu percebi que são! E isso é muito legal! Se quer escapar da realidade por algumas horas, leia Stephen King! "The Stand" é um dos meu favoritos. Eu também adoro ler diários e memórias. Estou lendo a autobiografia de Priscilla Presley agora. Livro fantástico. Acho que sua mente e coração ficam maiores se você olhar pra vida de outra pessoa, opiniões e maneiras de ver as coisas. Mas sentar e ler "The Process" de Kafka...nah, não é do meu feitio. Chaaaaaaato! Mas se as pessoas querem chamar isso de obra prima...fazer o quê.

E o que você acha sobre Harry Potter? Sabe, não muito tempo atrás o próximo volume desse livro foi lançado e as pessoas ao redor do mundo ficaram doidas! Você já leu ele?

Naõ tenho lido esse livro, mas minha filha leu todos. Eu vi os filmes e eu acho que são muito bons! Eu compreendo o porque d'eles serem tão populares. Os livros e filmes de Harry Potter não tem idade - eles são o entretenimento pra uma criança de sete anos e pra vovó também.

Que cerveja é a melhor na sua opinião?

Tenho muito carinho por uma cerveja Estoniana chamada SAKU, e outra wur gosto é MARIESTAD, da Suécia. Mas eu curto mais uísque, ainda que eu não seja um pinguço!

Quais são as coisas na vida que você fez de que você se orgulha?

Meus filhos, nunca usei drogas, eu recebi uma recompensa na escola por ser o melhor amigo, batendo num pedófilo...oh, e eu entortei um pique de oito quilos! E eu também estou muito orgulhoso de ser um membro do Therion!

Diga algo sobre esse evento com um pedófilo.

Ok, quando eu tinha 25 anos eu estava descendo a rua passando por uma escola. E eu vi um homem abusando de uma jovem garota sexualmente. Ela tinha no máximo uns 8 ou 9 anos e estava muito assustada. Sou um cara muito pacífico e não violento. Mas quando eu vi isso, meu sangue ferveu. Eu corri até eles e disse pra garota correr pra bem longe! E eu bati tanto nesse bastardo idiota que pensei num momento que o tinha matado. Foi a única vez na minha vida que machuquei alguám fisicamente. Naõ me arrependo em hipótese nenhuma. Ele têve o que merecia!!!

Eu consegui ter essa entrevista com você pela internet. Pra que você a usa? Jogar, baixar arquivos?

Bem...quais são as coisas mais comuns que os homens (e muitas mulheres) fazem na internet? (risos). Sério, eu uso muito msn e leio notícias e exatemente agora estou trabalhando no meu site. Mas sou técnicamente muito ruim com computadores. Eu jogo no meu Playstation - quando jogo sento no sofá!

Essa entrevista, como deve saber, vai estar na internet, então alguns jogadores viciados devam ler ela também. (risos). Que jogos você mais gosta?

Bom! Eu espero que eu consiga um patrocínio na Sony... (risos). Curto jogos de esporte! Especialmente jogos de hóquei da NHL, da EA Sports. Eu e meu filho podemos jogar por horas e ter campeonatos! (Ele acabou de fzer 18 e ele é um baixista muito bom, ele toca numa banda chamada Dark November). Também curto jogos de estratégia e plataforma. Como Zelda e coisas assim!

Você jé esteve na Polônia?

Não, infelizmente nunca estive lá! Mas em Dezembro estarei em Cracóvia! Espero que eu tenha tempo pra passear pela cidade! Quando eu era adolescente eu joguei hóquei e a estrela no nosso time era polonês - seu nome era Piotr Wozniak. E quando eu estava na primeira série na escola eu era desesperadamente apaixonado por uma professora de Gdansk ou Gdynia. O nome dela era Barbara.

O que você espera dos fãs Polonêses aos quais você cantará em Dezembro?

Eu espero que ele venham e vejam o Therion e fiquem alucinados com a gente. E esperançosamente vou me encontrar com alguns de vocês e comemorar com vocês depois do show!

Há algo que você queira fazer, obter no futuro? Fale sobre seu maior sonho!

Ser invencível! Tenho tanto medo de morrer! E seria legal ser mulher por apenas um dia! Eu gastaria o dia todo olhando no espelho! (risos). Mas, as coisas com o Therion que estão acontecendo agora também é como um sonho! É muito bom!

Bem, vamos terminar nossa conversa, mais uma pergunta - o Christofer disse algo sobre seu papel no próximo CD do Therion? Ouviremos você nele?

Não, nada ainda, ainda estou esperando. Se ele me perguntar eu direi "sim" sem pestanejar. Mas não tivemos tempo ainda de falar sobre o futuro.

Tudo bem, no fim dessa entrevista, você pode dizer o que quiser sem ser questionado (risos).

  Como disse antes estou muito orgulhoso de ser um membro do Therion e não é pelo dinheiro! De fato! É pela ótima qualidade da música e pelos membros da banda. Eu realmente me sinto como se estivesse em casa. Infelizmente, pra mim a idéia toda com Therion não é ter os mesmos cantores na banda toda hora. Mas enquanto eles quiserem que eu fique, estarei lá! Estou aqui a grande prazo! E outro motivo para isso são vocês. Os fãs! Vocês são inteligentes como Thor diz. E tão gentis! Vocês me deixam muito orgulhoso!

Obrigado pelo seu tempo! Te vejo na turnê, Thomas!

Obrigado! Mal posso esperar pra ver vocês na turnê! E não tenham medo de chegar pra mim e falar oi! Eu gosto disso!

 ----

Entrevista feita em 15 de Agosto de 2007 por Thor
Todos os direitos reservados

Traduzida por Paulo Squarsoni
Comunidade brasileira do Therion no orkut

 

Comments
357 #1 kevinhill
on December 18 2010 05:59:32
Nice Work
theses | dissertation
Post Comment
Please Login to Post a Comment.