Users Online
Guests Online: 1

Members Online: 0

Total Members: 273
Newest Member: logomines
Login
Username

Password



Not a member yet?
Click here to register.

Forgotten your password?
Request a new one here.
Last Fm
PORTUGUESE - The interview with Snowy Shaw Posted by Thor on February 03 2008

Snowy, Snowy Shaw. Há alguém que năo se lembra desse cara depois das apresentaçőes dele na Polônia? É um cara muito falador, năo tęve medo de responder algumas perguntas típicas, ás vezes um pouco provocativas, e talvez um pouco difíceis. Aqui está o script da nossa conversa bacana.

Olá Snowy! Como está hoje?

Pra ser honesto, estou cansado e tăo nervoso quanto um adolescente frustrado e teimoso.

Pra começar, nos diga de onde vęm seu apelido.

Bem, eu tinha o cabelo todo branco, especialmente quando mais jovem.

Como sua aventura com a música começou? Tinha algum músico na sua família ou vocę se apaixonou por algum professor de música? (risos)

Năo, me apaixonei pelo KISS quando tinha 7 anos quando lançaram "Destroyer" e desde entăo minha vida mudou pra sempre. Mas a música foi apenas uma parte das coisas que me atraíram no KISS. Eu comecei a tocar por volta de 6 anos depois e naquela época KISS já era passado e eu estava gostando mais de bandas pops suécas, punk, AC/DC ou o que quer que tenha me atraído. Mas essa propensăo por bandas clássicas nunca me deixou.

Há muitas opiniőes divergentes sobre vocę - muitas pessoas te adoram e algumas apenas...năo gostam de vocę. O que vocę acha disso?

Bem, năo há muito o que eu possa fazer sobre isso, entăo porque se importar. Vocę năo pode agradar a todos, sempre.

O que pensava do Therion antes de se juntar á eles?

Próxima pergunta (risos). Năo, honestamente eu năo tinha uma opiniăo formada, apenas conhecia de nome e ganhei um velho álbum ruim do começo dos anos 90. Mas logo eu vi que eles melhoraram muito e compuseram algumas coisas bem legais mais tarde.

Como aconteceu de vocę se juntar ao Therion?

Eles simplesmente me pediram. Petter e eu tínhamos um amigo em comum com o qual tínhamos tocado junto e Petter gostou das minhas músicas e modo de cantar naquelas demos etc. Therion precisava de um novo vocal e Petter achou que eu me encaixaria perfeitamente nisso...estou muito grato por isso, claro.

Qual foi a reaçăo dos membros do Therion quando vocę disse que iria desenhar as roupas?

Năo me lembro se houve alguma discussăo sobre isso, mas eu acho que todos concordaram que isso era um passo certo e coerente pro Therion.

As roupas do Therion ficaram com um, hmm, design vampírico. Muitos făs compararam ŕ Cradle Of Filth! De onde veio a idéia desse tipo de roupa?

Bem, nos meus esboços e designs eu estava almejando um estilo mais medieval o qual eu achei que teria a ver com o conceito musical e com as imagens que vi na minha cabeça. Năo fiquei muito oprimido pelo modo como as roupas ficaram prontas depois que todos deram suas opiniőes e a costureira fez a roupa de todo mundo menos a minha, mas no geral correu tudo bem sob as circunstâncias estressantes, como sempre. Năo consigo ver a semelhança com Cradle e vampiros entretanto...ok, as roupas em sua maior parte săo pretas mas hey, quem năo veste preto?

Vocę năo estava com medo de muitas pessoas pensarem - "Deuses, é tăo brega!" (digo cenário de palco)

Năo, isso nem passou pela minha cabeça, vocę acha que deveria? De minha parte, năo tive dúvida nenhuma. Pra outros pode năo ter sido muito natural. Minhas roupas săo apenas uma extensăo de mim. Năo é disfarce nem charada. Entăo pra mim năo é novidade, fiz performances teatrais com o Notre Dame etc e Christofer estava bem ciente de minhas habilidades nesse departamento e quis algo espetacular e bombástico assim pro Therion. Christofer estava realmente empolgado e concordou totalmente, alguns outros ficaram um pouco mais na dúvida sem serem relutantes e por isso decidiram que minhas performances năo seriam muito como eu queria mas eu respeito e compreendo. Se năo vocę năo faz nada. Sorte que Christofer e Therion nunca tem medo de tentar novas direçőes, e eu acho que todos eles compreenderam que algo tinha que ser feito em relaçăo á representaçăo deles no palco e nas fotos. E a julgar pela reaçăo dos făs ao redor do mundo foi uma decisăo muito sábia olhando pelo espelho retrovisor.

(Pergunta da Paula, claro!) Vocę faz algum exercício ou vocę faz algo especial para manter-se em forma? Muitos homens na sua idade năo parecem tăo atraentes...

Năo, năo faço nada geralmente. Quantos anos vocę acha que realmente tenho, 50? (risos) Mas obrigado pelo elogio. (risos)

É casado? (risos)

Năo, solteiro.

Qual a cor verdadeira do seu cabelo?

Năo é azul, como agora. (risos) Sou loiro natural.

Como vocę compararia Thomas Vikström e Mats Levén? (suas vozes, senso de humor, com quem vocę prefere trabalhar, etc.)

Eu adoro os dois.

Ok. Muitas pessoas estavam querendo saber o porquę da Katarina năo ter ido pra turnę com vocęs.

Ela trabalha como professora de música e năo pôde ficar mais tempo longe da escola. Os membros da banda, equipe e făs sentiram muita falta dela.

Vocęs acabaram de terminar a turnę Européia. O que vocęs acharam?

A segunda turnę Européia de 2007 foi muito intensa e tocar por volta de 3 horas toda noite por 16 dias sem parar foi bem exaustivo, especialmente porque básicamente năo tivemos folga depois das turnęs sulamericana e americana. Mas tudo deu certo de alguma forma eu acho, e o público pareceu curtir muito todo tempo, e isso é o que conta. A pior parte foi todas essas pessoas amarrotadas em pequenos camarins, bastidores feitos para aproximadamente 3 pessoas. Ás vezes 14-15 pessoas.

Vocę tocou bateria no "The Eye" do King Diamond. Como isso aconteceu? Algum dos amigos dele o conhecia?

Uhh? Me juntei á banda em 1989 bem antes do Conspiracy ser lançado e saí em turnę pelo mundo nesse álbum antes de fazermos o The Eye. Muitas coisas levaram a isso, Mikkey Dee primeiro sugeriu que deveria me juntar quando ele decidiu deixar a banda, entăo depois que eles ouviram 45 bateristas de todo o mundo Pete Blakk me chamou e disse que eu deveria aprender 3 cançőes até o próximo dia, eu consegui e fiquei com o emprego. Havia uma forte relaçăo entre músicos suécos e de particularmente Gotenburgo aos dinamarquęses pioneiros do black metal.

Vocę ainda mantém contato com King?

Com muitos dos membros do King Diamond e do Mercyful Fate eu tenho, mas năo propriamente com o King hoje, infelizmente.

Vocę conhece os últimos discos dele? Vocę năo acha que eles năo parecem ter nada de novo e sim săo apenas cópias melhoradas dos álbuns anteriores?

Eu realmente năo ouvi nenhum disco desde que saí, devido á falta de interesse. Bem, óbviamente, caso contrário eu năo teria saído, mas eu acho que vocę entendeu. Eu ainda adoro Fatal Portrait, Melissa e a maioria dos álbuns antes de eu me juntar ao King Diamond e ao Mercyful Fate. Devo dizer que Therion é único no sentido de sempre mudar e tentar novos caminhos enqüanto a maioria das bandas apenas continuam fazendo a mesma merda sempre uma vez que obtęm sucesso com algum estilo.

Quando vocę estava no Notre Dame vocę chocava as pessoas com sua imagem e penteado...vocę gosta de mudar sua aparęncia?

Aparentemente sim, acho que me canso fácilmente de mim mesmo ou com qualquer outra coisa e me recuso a monopolizar e ser categorizado.

Por que o Notre Dame acabou? Tinham bastante sucesso e conseguiram ser reconhecidos na cena do metal...

Sim, por ser um tipo de música năo comercial vendeu muito bem e deu muito o que falar, especialmente no underground. Eu terminei processando a gravadora francesa extrema Osmose por anos, tentando sair daquele negócio estúpido, o que no fim me fez perder o interesse em continuar com o Notre Dame totalmente e eu decidi terminar com tudo, ou talvez devo dizer enterrar o assunto.

Qual gęnero musical vocę gosta mais? Quais bandas săo suas favoritas?

Gostaria de dizer que adoro boa música năo importa o gęnero.

Qual a primeira coisa que vęm á sua mente quando pensa na Polônia?

Meu velho amigo Wojtek Lisicki.

Todos sabem que vocę é um cara multi-talentoso - que mais vocę faz além de desenhar roupas, fotografar, tocar bateria, e cantar?

Bem, compôr músicas e letras primeiro de tudo, essa é provavelmente minha maior paixăo. Também toco guitarra, baixo, faço ilustraçőes como capas de álbuns etc. Desenho e construo acessórios de palco e cenário como tudo que vocę vę no palco com o Therion, desde a cortina de fundo ao orgăo de igreja etc. E que mais? Naő sei, um monte de coisa.

Durante a turnę americana aconteceu algo desagradável...

Foi um pesadelo real. Roubaram minha mochila com passaporte + todos os vistos, americano e japonęs e isso causou muita merda. Eu também perdi 800 euros, meu celular, dois pares de monitores inear, todas as minhas chaves, ipod...e camisinhas...hehe...muitas coisas perdi lá e terminei brigando com os ladrőes...foi uma bagunça, mas de algum modo e por sorte conseguimos lidar com isso a tempo para que eu năo perdesse nenhum show. Graças a Deus!

Vocęs tocaram no Japăo. O que vocę diria sobre esse país, aquele povo, aqueles headbangers?

Foi a primeira vez do Therion e uma primeira experięncia muito boa, mas eu estive lá muitas vezes já com o Dream Evil. Eu adoro o Japăo, é bem estranho, muito diferente de qualquer lugar no planeta. Mas eu gosto muito das pessoas e da atmosfera.

Therion muda de vocalistas freqüentemente. Vocę já sabe de algo sobre seu futuro na banda?

Conversamos um pouco sobre o próximo passo e sobre o próximo álbum etc, mas eu năo sei muito do que o Christofer planeja depois de sua licença. Muita coisa pode acontecer durante esse tempo, resta esperar...

 

Vocę tem alguma mania, caprichos, vocę faz coisas estranhas que fazem as pessoas ficarem doidas?

Bem, gosto de beber urina, isso ás vezes irrita as pessoas. (ri demonicamente) Năo, năo que eu saiba. Tenho de perguntar aos outros caras do Therion ou outras pessoas sobre isso. Em turnę depois de męses convivendo 24 horas por dia, 7 dias por semana juntos vocę tende a se aborrecer com os outros, é natural como em qualquer relaçăo íntima, mas a pessoa tem que aprender a perceber sinais e năo intrometer e desrespeitar o espaço e privacidade do outro. Algumas pessoas nascem rudes e estúpidas, mas năo acho que eu sou uma delas.

Vamos ter a oportunidade de te ver na Polônia em Fevereiro...

Tá falando do Deathstars abrindo pro KoRn?

Sim.

Entăo vou te decepcionar agora.

Em?

Dedici sair disso a alguns dias. Estou apenas muito cansado. Além de toda a turnę com o Therion esse ano, eu tive a agenda mais agitada junto com outras coisas acontecendo na minha vida privada e musical...Eu realmente preciso descansar para levantar, recarregar as baterias e encontrar alguma base e estabilidade na vida, com minha nova casa que renovei completamente sozinho entre as turnęs, para gravar álbuns, compôr, tocar com o Loud N Nasty etc, começar minha nova empresa e todas as outras coisas. Tanto quanto gostaria de fazer a turnę de 2 męses do Deathstars com os ensaios começando apenas uma semana depois da turnę Adulruna Rediviva do Therion, eu imaginei que estaria um caco e sofreria um colapso nervoso em Março quando essa turnę terminasse ou antes.

Vocę falou sobre empresa?

Minha empresa se chama Snowy Shaw Productions e faz de tudo desde compôr músicas, desenhar ilustraçőes, cenário de palco, moda e produçăo. Tudo que faço basicamente com música e afins.

Como vocę é na vida privada? É tăo louco como nas suas performances no palco?

Sim, bastante, eu acho. O modo como sou no palco é apenas um lado meu, năo uma pessoa fabricada, um papél, personagem, nem nada, apenas eu mesmo.

Qual o álbum no qual vocę participou que gosta mais?

Ou desgosto menos...vocę quer dizer. (risos) Eu diria que é o Le Theatre Du Vampire ou Creepshow Freakshow Peepshow do Notre Dame.

Onde vocę vai passar a véspera de ano novo?

Nenhum plano, eu nem me importo, pra ser honesto. É um evento tăo medíocre. Em casa eu acho. Prefiro uma noite aconchegante em casa com uma garota, boa comida e filmes.

Suas últimas palavras? :)

Quero agradecer a todos os făs do Therion que encontrei e que nos viram pelo apoio e carinho. Tive um ano ótimo e muito excitante e espero ter muitos mais. Obrigado!

Obrigado pelo seu tempo!

De nada!

 

28 de Dezembro, 2007

Autores: Thor e Darth Paula

Traduzida por Paulo Squarsoni

Comunidade brasileira do Therion no orkut

 

Comments
No Comments have been Posted.
Post Comment
Please Login to Post a Comment.