Users Online
Guests Online: 1

Members Online: 0

Total Members: 273
Newest Member: logomines
Login
Username

Password



Not a member yet?
Click here to register.

Forgotten your password?
Request a new one here.
Last Fm
PORTUGUESE - The interview with Thomas Karlsson Posted by Thor on September 09 2007

Alguém que sempre lê entrevistas com Christofer Johnsson, sabe quem é Thomas Karlsson pra ele, e qual é seu papel no Therion. Ele é o autor das letras do Therion, entretanto no mundo das pessoas interessadas em magia, ele é conhecido como fundador de uma organização que trabalha com magia, a Dragon Rouge. Foi muito difícil para contacta-lo pessoalmente, mas conseguimos - graças a isso alguns de vocês saberão algo mais, porque por enquanto, informações sobre ele são muito poucas. A entrevista foi feita para o site Therion.Metal.Pl e para a revista eletrônica Rock4eveR, ambas no dia 16 de Setembro de 2003.

Holger Kliemannel, Christofer Johnsson &
Thomas Karlsson

Thor: Como (e quando) você viu o Christofer Johnsson pela primeira vez?

Thomas Karlsson: Eu vi Christofer pela primeira vez na estação central de Estocolmo. Acho que em 1990. Ele tinha ouvido falar sobre mim, e sobre a Dragon Rouge, e quis emprestados vários livros e discutir alguns assuntos pessoais. Tivemos contato por telefone bastante vezes, e eu percebi que ele era um cara inteligente, e que sabia muito sobre magia, e eu o convidei para alguns trabalhos mágicos e nos tornamos companheiros mágicos e amigos.

Você escreve letras para o Therion, como você faz isso? O Chris te diz sobre o que você deve escrever ou você têm carta branca?

É inspirador escrever letras para a música do Therion. As letras e as músicas se originam do mesmo poço, que é feito de mito e magia. Minhas ferramentas mais importantes quando escrevo as letras são meus próprios sonhos, minhas experiências mágicas, e livros sobre religião e mitologia. Na maioria das vezes eu tenho carta branca, mas eu discuto os assuntos com Christofer e tentamos encontrar a canção certa para o conceito certo.

E o nome das músicas?

Maior parte das vezes eu os invento, mas alguns dos nomes o Christofer inventa.

Você obtém a música "crua" antes de escrever a letra, para encaixar as palavras na música?

Sim, na maioria das vezes.

Eu percebi que suas letras são muito poéticas. Você escreve especialmente desse jeito ou você faz automaticamente, espontâneamente?

Sou inspirado por velhos textos ritualísticos e poemas mitolóligos, e eles geralmente são poéticos, então tento escrever com esse espírito.

Como sua "aventura" com ocultismo, fênomenos esotéricos e mágicos começou?

Quando eu era criança eu fiz projeções astrais fundamentalmente, mas eu não percebi que isso era algo "sobrenatural" ou oculto. Foi apenas uma experiência na vida, entre outras. Quando eu me tornei mais velho eu comecei a ler sobre o oculto, e entendi que isso era chamado de experiência paranormal. Eu fiquei fascinado pelo oculto e comecei a ler sobre magia e sobre paranormalidade, e pratiquei as artes ocultas sistematicamente desde os 12 anos.

Algum tempo atrás você lançou o livro "Uthark". Fale sobre isso.

Uthark - Lado Escuro das Runas é um manual prático para magia rúnica. É baseado numa teoria controversa advogada por Sigurd Agrell, um professor sueco nos anos 30. Ele dizia que a série de runas era uma chiffer(?) e que ela é capaz de entender seu real significado se você colocar a primeira runa por último. A travessa de runas comum, chamada de "futhark", então se torna uma "uthark". Você coloca a runa "f" no fim da travessa. Ao redor dessa teoria está um sistema fascinante de numerologia antiga e mitologia. As runas são ferramentas muito poderosas para experiências mágicas e ocultas. A iniciação para a magia rúnica é descrita nos velhos mitos nórdicos quando Odin entra no reino da Escuridão e dos Mortos através do auto sacrifício para se tornar iluminado pelo segredo das runas.

Há algum plano de lançá-lo em polonês?

Eu realmente gostaria de lançá-lo em polonês. A Polônia é um país com uma velha tradição de magia, então eu acho que o livro seria apreciado na Polônia, e que a recepção seria positiva. Se algum leitor dessa entrevista sabe de alguma publicadora, me contacte, por favor.

Não tenho certeza se estou certo, mas eu li em algum lugar (mas acho que a palavra "conjeturado" seria melhor, porque os artigos estavam em sueco) que você escreveu outros livros também (sobre Lilith eu acho). Estou certo?

Eu escrevi vários artigos e textos mágicos sobre Lilith, mas não um livro. Ainda.

Você vai escrever outros livros?

Estou prestes a publicar mais livros. O primeiro na lista é um livro sobre Qliphoth e o Lado Negro da Cabala, e uma introdução avançada para a magia chamada de "Magia e a Tradição do Lado Negro". Eu também lançarei em breve um livro sobre a Cabala Gótica, que é um sistema único de Misticismo Rúnico da Renascença Sueca, e eu lançarei um livro sobre Projeções Astrais. Isso é só o começo: Tenho planos para livros sobre Bruxaria, Alquimia, Feitiçaria Suméria, etc.

Você pertence á Dragon Rouge, você pode dizer sobre sua finalidade?

Dragon Rouge é uma ordem mágica que trabalha com o Caminho da Mão Esquerda, A Corrente Draconiana e a Tradição do Lado Negro. Trabalhamos com ocultismo empírico baseado nas experiências do indivíduo, e evitamos ensinamentos dogmáticos. Nosso trabalho é baseado em quatro ramos principais que são resumidos na fórmula G.O.T.A: Cabala Gótica (a Qliphoth), runosofia de Odin, Tantra, e Alquimia. Dragon Rouge é uma ordem educacional e fraternal: temos um sistema de iniciação baseado em ensinamentos mágicos e numa boa fraternidade - e irmandade. Se o leitor quer saber mais sobre a Dragon Rouge, visite: www.dragonrouge.net

Fale sobre os planos do Templo Do Dragão em Gotland. Para o que ele será necessário?

Temos templos em Estocolmo, Gotenburgo e Gotland. O templo em Gotland é o último e serve de abrigo, e também para trabalhos mais longos. Está na zona rural, enquanto que os outros 2 templos estão em cidades. Esperamos fundarmos novos templos por toda a Europa. Temos alguns membros na Polônia, então talvez vamos ter um templo aí em breve.

Você recebe qualquer um que queira pertencer á Dragon Rouge ou há algum requerimento para as pessoas que quererem se tornar membros?

Nem todo mundo está apto a se tornar um membro. Se uma pessoa é doente mental ou é emocionalmente instável, recomendamos áquela pessoa para não se tornar um membro. Trabalhos com magia negra podem ser perigosos para esses tipos de pessoa. Pessoas não confiáveis não são bem vindas como membros porque nós requeremos respeito mútuo entre os membros.

Quais razões o fizeram fundar a Dragon Rouge? Quando a idéia de fundar ela apareceu pela primeira vez?

Foram muitas razões, e é uma longa história então não posso contá-la toda aqui, mas 3 motivos foram mais importantes: 1) havia uma necessidade de uma nova ordem prática orientada, 2) havia necessidade de uma nova ordem trabalhando com o LHP, Corrente Draconian e Tradição do Lado Negro, 3) eu tive o incentivo de mágicos draconianos mais velhos, tanto na Suécia como em Marrocos, para fundar uma nova ordem mágica baseada numa versão prática orientada do LHP, da Corrente Draconiana e da Tradição do Lado Negro.

Não sei se me lembro bem, mas alguém me disse que não foi idéia sua, mas sim uma decisão da associação secreta derivada das Tradições Yezídicas e Tifônicas. É verdade? Você pode nos dizer algo sobre essa associação?

Sim, você tem razão. Como já disse, eu tive a idéia de um grupo secreto de mágicos suecos. Eu tenho vários textos mágicos deles, e seu trabalho era parcialmente baseado na tradição tifoniana e na interpretação do Yezidismo. Eles disseram que seu fundador foi iniciado num círculo yezidi no Curdistão. Muito do conceito deles me lembra as escritas de Kennet Grant, e eu acho que eles eram inspirados por ele, entretanto eles fizeram várias novas interpretações e invenções. Eu também recebi pequenas, mas importantes coisas mágicas numa viajem ao Marrocos nos dias em que a Dragon Rouge estava prestes a ser fundada, e um de nossos primeiros membros era pupilo de um mágico americano que nos deu muitos materiais únicos sobre magia egípcia LHP e divindades negras Egípcias.

Sabe, eu sempre imaginei qual o significado da letra de 'Raven of Dispersion'. É um chamado pela morte (corvos são anunciadores da morte, em velhas crenças as pessoas acreditavam que corvos levavam as almas para o outro lado) ou os corvos ajudam a entrar no "buraco negro", que é simbolizado pelo nível 11 na Magia de Iniciação Draconiana?

É uma celebração á morte como um príncipio metafísico. Não é a morte física comum, mas sim a força de transformação que faz com que a lagarta se torne uma borboleta.

Você poderia explicar o significado da estrela que aparece nos encartes do Therion?

A estrela de 11 pontas simboliza os mistérios da Qliphoth, as forças negras na tradição cabalística. A Qliphoth representa as forças do Caos e os princípios da destruição. Manipuladas erroneamente, essas forças são muito destrutivas, mas se elas são usadas da maneira certa elas podem ser chaves para a iluminação e a liberdade.

Por que a letra de "Siren Of The Woods" é um segredo para muitos fãs? É apenas decisão do Christofer ou sua também?

Um segredo deve permanecer em segredo. É decisão do Chris e eu a respeito.

Há uma forte influência da filosofia de Nietzche em suas letras. Ela é presente na sua vida pessoal e na Dragon Rouge?

Eu não sou um Nietzchiano entretanto sou inspirado por muitas partes da filosofia dele. Gosto principalmente de sua escrita bombástica em trabalhos como Also Sprach Zarathustra. Muitas pessoas interpretam mal suas intenções (talvez eu também), mas eu acho que ele fez uma brava revolução estilística contra o ordinário estilo acadêmico dos tempos modernos, que é seco como o pó. Sua língua é rica como as profecias antigas. Apesar da línguagem romântica em Zarathustra, sua filosofia é perspicaz e livre de todas as ilusões. Partes da filosofia de Nietzche têm seu papel tanto na minha vida pessoal quanto na Dragon Rouge. É necessário dizer que não penso muito em übermench-wannabes. Nietzche geralmente é mal usado. O próprio Nietzche deveria ter ido mais adiante em sua filosofia e se tornado um adepto esotérico, mas ele não o fez, e por isso sua filosofia é insuficiente, entretanto é brilhante de muitas maneiras.

Praticando magia você não tem medo se durante estiver abrindo um canal astral alguma criatura maligna te possua? Isso já aconteceu com você e você faz algo para evitar isso?

Isso aconteceu tantas vezes que comecei a me acostumar. Através de meus juramentos e minhas iniciações, eu tenho muitos aliados no "outro lado", então eu não temo mais o que encontrarei por lá, ou ao menos não tanto como antes quando era desacostumado a essas experiências. Alguns anos atrás eu fiz uma invocação e ela deu um pouco errado. Eu estava cercado por uma escuridão densa. Foi como uma boca mastigando, feita de escuridão orgânica, e eu fiquei bem assustado. Eu levantei minha adaga mágica me defendendo e perguntei á escuridão qual era seu nome. Ela me respondeu e disse: "Meu nome é Marilyn Monroe!". Essa experiência me mostrou o humor absurdo, que é típico no plano astral. Esse dêmonio terrível com certeza não era nenhuma loira gostosa. Desde então essa Marilyn Monroe se tornou meu pit bull terrier astral.

Você poderia falar sobre letras para o próximo álbum do Therion?

As letras e conceitos estão jazendo no ventre do segredo. Mas eu posso dizer que as letras serão como um caleidoscópio de luz negra de civilizações perdidas, além das estrelas, e abaixo do mar.

Há algum plano (seu e do Chris) de usar nas letras algo da velha religão Polonesa/Eslovena (por exemplo Perun, Swietowit, Nyj...)?

Sou muito interessado em mitologia Polonesa/Eslovena, então é provável.

Na sua opinião, o que acontece com o homem depois da morte?

A morte será escuridão para alguns, e a luz para otros. Maior parte das pessoas entrarão num eterno descanso sem sonhos quando morrerem, mas através das iniciações eternas do caminho mágico a pessoa pode fortalecer a alma de modo que sobreviva á morte e seja capaz de entrar nos mundos astrais conscientemente. Esse é o segredo da verdadeira alquimia.

Algum tempo atrás você terminou os estudos (história da religião), você começou outro estudo?

Eu continuo meus estudos, mas num nível mais avançado.

Por que escolheu História da Religião?

Eu também estudei História dos Pensamentos, Runologia e Filosofia. Eu sempre fui interessado nesses assuntos, então foi uma escolha natural quando comecei a ler na Universidade.

Você estava aprendendo sobre várias religiões. Na sua opinião, existe uma única, verdadeira religião?

Não, você pode encontrar a verdade em cada religião, como também ilusões. É também uma questão de que verdade você está procurando. Se alguém está procurando reuniões morais e sociais e acredita que isso é a a verdade que tem de ser procurada em outros níveis do que se estiver procurando pelo centro da força no Homem. As religiões da luz são baseadas em reuniões sociais, e o caminho negro está procurando pelo centro da força. Nada é verdadeiro, e tudo é verdadeiro. Nada existe, e tudo existe. É uma questão de poder. O mágico aprende a como controlar o mecanismo atrás da força que cria a verdade e a existência. Por isso o mágico em Tarot é mostrado como um ilusionista: ele brinca com os mundos, isso é, a própria existência. Você pode ser um Cristão e um adepto do Caminho da Mão Esquerda, e você pode ser um Satanista e um seguidor típico da ideologia da luz. É claro que isso é raro, mas teoricamente pode acontecer. Muitos satanistas apenas seguem instintos baixos ao invés de almejar alcançar o centro da força. Alguns satanistas preferem satisfazer desejos pequenos, criados por reuniões sociais através de propaganda ou comercialismo. Sabe, "eu preciso daquele carro, eu preciso daquele dinheiro, eu preciso daquela garota que parece a garota do comercial, eu preciso daquela bebida", e por aí vai. O verdadeiro adepto negro almeja se tornar como um deus, capaz de criar a existência de acordo com a vontade.

Que religião/mitologia é mais interessante, inspiradora pra você?

Tenho interesse na maior parte das religiões e mitologias, mas se eu tenho de escolher uma, provavelmente seria a Suméria.

O que você pensa sobre Cristãos?

Eu respeito, e até mesmo gosto de alguns Cristãos. E eu não respeito, e não gosto de alguns. Não sou muito afeiçoado por essa religião, mas há partes da velha Cristandade medieval que acho interessante. Principalmente na Cristandade Gnóstica e Herética. Eu não gosto da Cristandade Americana moderna e comercial, mas eu acho que é melhor seguir algum caminho, do que nenhum, o que é típico dos homens modernos desiludidos e perdidos.

O que você pensa sobre Necronomicon, e o que é a vida e criação de Crowley pra você? O que você pensa desse cara?

Tenho muito interesse pelo Necronomicon e nos Mitos Cthulhu de H.P Lovecraft. Ele foi um autor talentoso, e eu acho que seus romances estão cheios de conhecimento oculto fundamental. Não sou um Crowleyniano, mas alguns de seus livros são esplêndidos. De muitas formas ele foi um típico Mágico Branco, entretanto revelou alguns aspectos importantes do Caminho Negro. Eu respeito Crowley, mas sou mais influenciado por seu conterrâneo Austin Osman Spare, que foi um adepto no Caminho Negro.

Na banda chamada Tristitia tem um cara chamado Thomas Karlsson. É você?

Nome legal, mas não sou eu não!

Você tanto cantava no Shadowseeds como foi um fundador dessa banda também. Pode falar sobre isso? (como começou, tipo de música, etc...)

Shadowseeds foi primeiramente fundada por Tommie Eriksson, que é um frade da Dragon Rouge, mas pode-se dizer que fui parte da idéia tão rapidamente, que poderia ser considerado um co-fundador. A música e os conceitos do Shadowseeds evoluíram através de um ano de intenso trabalhos mágicos juntos. Shadowseeds se tornou como um manifesto musical de algumas partes de nosso trabalho mágico nesses dias.

Não planejam retomar esse projeto, fazer um próximo álbum?

Há muito tempo que o Shadowseeds lançou o álbum, mas nós criamos tantas músicas e letras desde então, e estamos prestes a lançar novo material quando chegar a hora certa, e quando encontrarmos a gravadora certa, que se encaixe em nossos propósitos. Fizemos duas apresentações ano passado sob o nome de "Shadowseeds - II - Mitternacht Löwe". A música era muito épica e experimental, e as letras foram baseadas numa profecia de Paracelsus, do século 16. Apenas o verdadeiro conhecedor pôde apreciar por completo a performance.

Você comparece aos shows do Therion, as pessoas não conhecem muita coisa sobre você, você parece ser um mistério, muitas pessoas pensam que você é algum tipo de excêntrico (porque você lhe dá com oculstimo e coisas similares). O que você esconde?

Eu considero isso pessoal (risos).

Okay. Que dicas daria pra alguém que apenas está começando com magia?

Não pense que pode ter sucesso como um praticante solitário. Uma razão importante de ter fundado a Dragon Rouge foi criar um lugar de encontro para adeptos praticantes do caminho oculto. É como um treino: se você tentar dominar um esporte por apenas treinar em casa, você provavelmente falhará. Um tem de cooperar com o outro, que tem objetivos e experiências similares. O melhor conselho pra alguém que tenta aprender magia é ter paciência e uma vontade de ferro, nunca desistir, mesmo que o caminho ás vezes pareça difícil e os objetivos estejam longe de serem alcançados.

Algumas palavras para o leitor da Rock4eveR e visitantes do Therion.Metal.Pl?

Se vocês tem mais perguntas relacionadas á música, ou magia, ou algo relevante, você pode escrever pra mim no www.dragonrouge.net. Não posso prometer que responderei todos os e-mails, mas eu vou tentar.

Muito obrigado pelo seu tempo!

Obrigado!

___

16 de Setembro de 2003, por Thor
Todos os direitos reservados

Traduzida por Paulo Squarsoni
Comunidade brasileira do Therion no orkut

 

Comments
No Comments have been Posted.
Post Comment
Please Login to Post a Comment.