PORTUGUESE - The interview with Sarah Jezebel Deva
Posted by Thor on September 09 2007 13:39:19
Quando pedi a entrevista pra Sarah, eu não esperava em nenhum momento que ela a faria comigo! Então, a fizemos apenas umas horas antes da entrada do ano novo. Pra ser honesto, eu nunca encontrei uma musicista tão boa - não há dúvidas de que Sarah é uma mulher com um coração enorme e com um ótimo caráter! Depois da entrevista nós trocamos alguns e-mails pessoais então não direi nada sobre isso ;), mas acredite, é muito bom ter uma amiga como Sarah! De qualquer maneira, nessa entrevista você encontrará algo sobre Therion, Cradle Of Filth, Mortiis e outras bandas em que Sarah cantou. Claro, encontrará informações sobre ela também.

 

Thor: Olá Sarah. Como está o tempo na Inglaterra?

Sarah Jezebel Deva: O clima está horrível! Triste, frio, e chovendo! Gostaria que tivesse apenas nevando! Faz tudo parecer fresco!

OK, vamos começar a entrevista. Como e quando você e Chris se encontraram pela primeira vez?

Foi em 1997, fui apresentada à Christofer por um amigo em comum. É engraçado porque uns anos atrás, eu sentei com um amigo e disse "droga, não seria ótimo se eu pudesse cantar nessa banda?"...claro que terminei trabalhando e fiquei muito feliz!

Quando você estava respondendo ao meu pedido de entrevista você me escreveu que ainda canta no Therion - você quis dizer shows ao vivo ou trabalho no próximo disco? - ouviremos você nele?

Bem, eu participei do Vovin e do Crowning Of Atlantis...também participei do disco ao vivo que acabou de ser lançado. Também participei do vídeo ao vivo do décimo aniversário da Nuclear Blast...estive em turnê com o Therion desde o fim de 97 tirando uma em que não estive (a qual eu acho que inclui o vídeo ao vivo que foi gravado na Polônia). Chris disse que me queria pro novo CD...mas veremos! É com ele!

Chris é conhecido por exigir muito dos músicos. Ele realmente é tão tirânico assim? (risos)

Chris é MUITO exigente! Ele tenta chegar à perfeição em tudo que faz! No começo, Chris e eu tivemos problemas, conflito de personalidade, eu não gostava de alguns pontos de vista dele e estou certa de que ele não gostava de alguns meus. Mas, enquanto o tempo passava, Chris e eu aprendíamos a nos comunicar num nível mais adulto, atualmente, até digo que devo muito à ele. Não por ele apenas claramente confiar em mim e na minha abilidade de cantar/representar, mas se eu não cantasse as músicas dele, eu não seria a cantora que sou hoje! As músicas dele me ensinaram a controlar a voz e Therion têm sido meu treino vocal.

Você estêve em várias performances e festivais com o Therion, estêve presente na sessão de gravação do Vovin. Há uma pessoa no Therion que você mais gosta?

Ah! (risos) Eu me relaciono com todos do meu jeito! Eu ADORO os irmãos (Kristian e Johan) e sinto falta do Sami (o baterista que acabou de sair da banda). Não posso dizer realmente quem é meu favorito! Amo todos eles pelo que eles são.

Você não ficou irritada por ter de cantar em línguas um pouco estranhas?

NÃO! É uma educação fantástica pra mim! Isso me ajudou a ser MUITO versátil dentro do meu alcance vocal e na minha habilidade! Cantar em alemão foi o mais difícil mas eu aprendi rápido! Eu acho que Chris viu que o Suéco seria um problema pra mim mas foi muito fácil!

Como Polonês eu te farei uma pergunta excepcional sobre Peter Wawrzeniuk. O que você pensa sobre ele?

Oh querido! lol Eu não o conheço! Ops! (sente-se envergonhada). Mas eu irei pesquisar sobre ele já que não posso responder essa pergunta agora! Desculpe!

Aposto que você não me dirá quem te realizou sexualmente durante a noite no Eurorock 2000 em que você tocou com o Therion. (risos) Você escreveu sobre isso no seu diário de turnê.

(risos) Isso foi tão engraçado! Hey, não era eu! (risos) Minha noiva não estava nesse show porque estava trabalhando com Pitchshifter...minha noiva é uma técnica em guitarras e também trabalha pro Therion e pro CoF! Tudo que posso dizer é que foi um garoto! (risos)

Você se lembra de alguma outra coisa engraçada que aconteceu com você durante os shows?  

Acontecem muitas coisas engraçadas! Mas nada que realmente venha à mente...Christofer sempre me faz rir quando estou cantando...ele me chama de tantas coisas no palco que só olho pra ele e ele já me faz rir! Eu ainda não caí do palco também! (risos) Estou esperando!

Muitas pessoas te conhecem pelo muito popular por aqui Cradle Of Filth. Você é uma convidada ou membro fixo lá?

Convidada. Estive com o Cradle Of Filth por mais de nove anos já...então faço parte da mobília! (risos) Eu nunca me tornaria um membro definitivo...se me tornasse, não seria capaz de participar do Therion! Ou em qualquer outra banda.

O Dani é tão horrível de perto mesmo quanto parece ser de longe? (risos)

(risos) Dani é maravilhoso! Ele é como um irmão! Eu o adoro muito mas ele pode ser insuportável! (risos)

Seu nome verdadeiro é Sarah Jane Ferridge mas Dani te deu o nome artístico de Sarah Jezebel Deva - o que ele significa?

Jezebel é uma puta e Deva, acho, uma cantora, mas acho que "Diva" e "Deva" são um pouco diferentes e "Deva" têm uma leve relação demoníaca...

Muitas pessoas acham que o Cradle está se tornando comercial. O que você acha disso?

Não acho que CoF é comercial. Você não os vê em programas infantis e não os ouve na rádio pop! Eu não ligo nenhum pouco da banda se tornar comercial! Comercial é um termo usado por "crianças" que pensam que são muito "legais" e "más" ouvindo uma banda que só vende 1000 CDs. Não ligo pra essas coisas, se a música for boa, quem se importa com o quanto o artista vende? Eu não!

Você também é conhecida pelo Mortiis. Você trabalha com ele há quanto tempo?

Também trabalho com ele desde 97! Conversei com ele na mesma viagem pra Suécia em que me encontrei com Christofer para falarmos sobre cantar no Therion. Eu e Mortiis conversamos por telefone e depois fui à Oslo e Mortiis e eu fomos beber em Elmstreet...o resto é história, como dizem! (risos)

O que você acha do último disco dele?

Bem, claro, cantei nesse disco e eu adoro! Adoro a nova direção dele e tudo que me importa é se ele está feliz! Adoro esse cara!

Você acha que ele fez a coisa certa quando ele saiu do Emperor e começou a fazer sua própria música? Qual sua opinião?

Bem, o Emperor é uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos! De verdade! Meu disco favorito DE TODOS é o "In The Nightside Eclipse" no qual o Mortiis me ajudou a compor. Quanto a ele sair da banda, bem...todos nós temos de mudar algum dia...eu admiro o Mortiss pelo que ele é como pessoa...eu sempre gosto da música dele...Emperor era muito pequeno até então, eu não acho que ele imaginava que eles se tornariam uma das maiores e mais respeitadas bandas na história do Black Metal. Deixando o Emperor ele não sofreu de modo algum, nem a banda!

Tirando as bandas que estamos falando, você cantou em algumas outras. Se você tivesse de escolher uma única banda na que você queira cantar, qual você escolheria? (e por que?)

Bem, não estou muito certa se você quis dizer em qual banda em que cantei ou apenas qualquer uma? Mas eu vou responder como duas perguntas...
Sou uma GRANDE fã de de Black Metal. Então eu escolheria o Cradle Of Filth porque tem mais a ver com o que gosto. O CoF também, apesar das mudanças no line-up é como uma família mas eu sei que um dia eu VOU sair...Se você me perguntar em qual banda eu cantaria PERMANENTEMENTE! Seria para uma banda própria, minha própria música...eu vou parar com participações em breve e APENAS focar no CoF e no Therion, até o dia em que eles não mais precisarem de mim!

Eu li algum tempo atrás que você irá gravar seu próprio disco! Você pode dizer algo sobre isso?

Sim! É entitulado como Sarah Jezebel Deva! E o nome do disco é "Torn Between Two Worlds". Estou trabalhando com Lord Rehn do Abyssos...nada pronto ainda visto que estamos trabalhando MUITO aos poucos...mas a música é MUITO parecida com trilha sonora. Lord Rehn é como um aspirante á Danny Elfman! Ele é um compositor extraordinário!
Eu também tenho uma banda VERDADEIRA...Sedulus...as coisas estão indo devagar por causa do meu trabalho com o CoF, mas quando eu voltar pra Estocolmo novamente, as coisas andarão um pouco mais! Mas o Sedulus é BM!

  As letras serão em inglês?

Estou certa de que maior parte das letras serão em inglês, mas quem sabe! Até aqui sim!

O contato com fãs é uma coisa muito importante pra você? Estou perguntando porque quando eu estava procurando uma maneira de me comunicar com você, eu fui ao fórum especial onde você fala com seus fãs...

Falar com eles é EXTREMAMENTE importante pra mim. Eu adoro o retorno deles e todas as opiniões contam. Se não fosse pelo apoio que tenho de muitos fãs do mundo todo, eu não estaria cantando mais! Eu tenho meu livro de visitas, no site Búlgaro e no meu site oficial, e algumas pessoas me emocionam muito porque dizem tantas coisas lindas pra mim. Eu amo todas as pessoas que me apoiam, elas são o mundo pra mim. Nós músicos/pessoas famosas NUNCA devemos esquecer como chegamos até aqui. Se não fosse pelos fãs, não teríamos sucesso!

Certamente você ganhou muitos presentes de seus fãs durante todos esses anos - você se lembra de alguma coisa incomum ou engraçada?

Eu ganhei um ratinho uma vez! (risos) Não verdadeiro, claro! Mas eu ganho umas coisinhas como brincos, flores e chocolate! Já ganhei um chapéu também! As pessoas são tão gentis!

Falando sobre você e seus fãs - pegando o Therion por exemplo - para ter contato com Chris ou outro membro as pessoas devem pagar pro fã-clube...O que você acha disso?

Não estou muito certa se entendi a pergunta mas eu não ligo pra fã-clube...digo isso porque não é difícil falar comigo...você pode ir ao meu fórum...você pode encontrar TODAS as informações nos meus sites e é tão fácil falar comigo...acho que ter um fã clube seria apenas pra aumentar meu ego e eu não quero isso! Se as pessoas querem algo de mim, tudo que eles tem de fazer é me pedir! Se eu puder fazer, eu faço!

Você gosta de animais de estimação. Tem algum em casa?

Adoro animais! Se eu não fosse cantora eu trabalharia com animais! Adoro gatos! (risos) Não, infelizmente nenhum, ainda não!

Você tem uma relação muito íntima com o Cradle Of Filth então você deve ter assistido o filme deles, "Cradle Of Fear". O que você sentiu vendo o Dani matando um gato (risos)?

Bem, aquele gato não era verdadeiro! Era empalhado! (risos) O Dani adora gatos! Se ele tivesse machucado um gato VERDADEIRO eu o teria machucado! (risos) Cradle Of Fear é bom! Gostei muito! Algumas partes eu não gostei mas no geral, estou orgulhosa pelo que o Dani e o Alex conseguiram!

O que você acha, se você não fosse uma cantora, quem você seria?

Eu trabalharia com animais OU com crianças, os ajudaria com os problemas! Muitas crianças e jovens chegam pra mim e falam sobre seus problemas, eles estão deprimidos ou se cortam ou apenas estão com algum problema. As pessoas que chegam a conversar comigo podem ter muitos motivos. Sou boa ouvinte, tenho muito a dizer e eu tive uma infância ruim. Então eles sentem que podem conversar comigo sobre tudo...eles sabem que eu também tenho um bom senso de humor. (risos) Tudo isso veio do meu bom relacionamento com meus fãs e com fãs do CoF...gosto disso.

Você é reconhecida nas ruas?

Sim, ás vezes, mas não tanto quanto Dani! Quero dizer, você não vê meu rosto em todo lugar, então muitas pessoas nem mesmo sabem como eu sou! Eu duvido que você me reconheceria se passasse na minha frente!

Você gosta de viajar, você viu muitos países quando estava em turnê. Tem algum lugar que você nunca viu mas quer visitar algum dia?

Muitos! Roma, Veneza, Egito, Tailândia...e muito mais, certamente! Apesar de não estudar muito, adoro história. Atenas foi um lugar maravilhoso de se visitar...a história é fantástica...temos tanta coisa de graça e droga, adoraria voltar aos tempos antigos!

Fiquei um pouco surpreso quando li que você fuma! Isso não prejudica sua voz?

Bem, eu não fumo muito! Digo, posso ficar semanas sem fumar! Sou uma fumante casual! Eu só fumo quando saio com amigos pra beber! Fumar não prejudicou minha voz principalmente porque conheço meu limite!

Tem alguém ou alguma banda que você sonhe em cantar junto?

Bem! Mike Patton do Faith No More! Aaron do My Dying Bride e Layne Stailey do Alice in Chains, mas, infelizmente ele morreu! Tem alguns outros que gostaria de cantar junto...em relação á cantar COM uma banda...não estou mais certa! Minhas opiniões mudam toda hora! (risos)

Você conhece alguma banda polônesa?

Acho que só uma! Graveland! Black Metal fodido se você me perguntar! (risos) Claro, conheço outras bandas mas nada que valha a pena falar!

Kymberly Goss, que estava no Therion alguns anos atrás vai publicar uma biografia dela que ela mesma fez. Você fará algo assim no futuro?

(risos) Eu não sabia disso! (risos) Talvez um dia...quem sabe!

No livro dela ela escreveu sobre os perigos da indústria do metal. Você esteve nesse negócio por muitos anos - você encontrou algum perigo nesse tempo todo?

Há perigos na cena musical! NÃO apenas no metal! E sim! Eu fui chutada do Covenant! Eles me devem muito dinheiro pelo Nexus Polaris e o que aprendi foi que:

A) NUNCA confie nas pessoas até você REALMENTE as conhecer!
B) Não seja boca aberta!

Agora uma pergunta um pouco diferente das outras. Pela biografia na sua página oficial podemos perceber que você se interessa por política. O que você diria pros polonêses, que este ano irão votar sobre a entrada do país na União Européia?

Ah, bem, não sou TÃO interessada assim em política, não gasto muito tempo lendo sobre isso para responder totalmente esse pergunta!

2002 passou. Na sua opinião, qual foi o evento mais importante desse ano no mundo pra você? Falo de música também.

Uma grande perda pra Cena Metal foi Layne Staily do Alice In Chains! Chorei quando ele morreu! A melhor coisa pra mim nesse ano foi meu disco solo, acho que temos oito músicas e estou muito feliz, então diria que foi minha parceria com Lord Rehn. Música é minha vida, então ás vezes posso esquecer um pouco outras coisas...mas cada ano aprendemos algo diferente, então eu diria que cada dia é importante! Cada dia significa algo pra mim.

Onde você vai passar a festa de hoje á noite?

Hoje á noite estarei com minha noiva...vamos pra uma festa em que a ex-namorada do Aaron (My Dying Bride) será a anfitriã...toda o MDB e suas esposas/namoradas estarão lá além do Aaron...

Okay, isso é tudo. Espero que você tenha gostado da entrevista. :) Muito obrigado - tudo de bom no ano novo!

Foi um prazer total participar dessa entrevista! Se você quiser mais alguma coisa ou tiver mais perguntas - peça ou pergunte! (risos)

______________________

30 de Dezembro de 2002, por Thor
Todos os direitos reservados

PS: Um tempo depois da entrevista eu mostrei pra Sarah uma foto do Piotr Wawrzeniuk e ela riu muito! Ela nunca costumava falar o sobrenome dele (é bem difícil falar, não é?), mas ela o conhece muito bem, claro! Situação cômica, hah!

Obrigado á: Wojtek & Pyrael

Traduzida por Paulo Squarsoni
Comunidade brasileira do Therion no orkut